terça-feira, 8 de novembro de 2011

Encontro do dia 03/11/2011

   Deu-se início à reunião revisando os tópicos da última,  retomando alguns debates e dando continuidade aos assuntos que ficaram em aberto em relação aos eixos temáticos do FMETP. Dentre os debates propostos, destacam-se; o debate 2 (educação integral   na EPT), o debate 4 (trabalho e educação numa perspectiva emancipatória) e o debate 7 (juventudes, tecnologias e inovação), que apresentam temas compatíveis com nosso trabalho do clown.

 O debate 2 tem como objetivo discutir de que maneira é possivél propiciar condições para que as práticas da EPT( educação profissional e tecnológica) sejam concebidas e efetivadas na perspectiva da formação integral, de modo a possibilitar a formação do trabalhador como sujeito social transformador, ou seja, pessoas que não apenas “executem” ou que não apenas sejam “expectadores” mas,  “atores, não no sentido atores porque interpretam, mas sim porque são agentes na transformação da realidade” André Carlso Barbosa.
Este debate possibilitará reflexões sobre:
                     Educação integral e sua concepção, desafios e possibilidades.
                     Currículos, métodos e avaliação educacional para a melhoria da qualidade dos processos educativos e formativos.
 O debate 4 tem como objetivo levar a reflexão sobre o papel da educação para a emancipação diante das inúmeras mudanças e relações que acontecem no mundo do trabalho. A proposta é mudar a forma da educação, onde que nesse novo formato a educação não prepare o estudante apenas para o exercício do trabalho, mas também para a vida e para a valorização e envolvimento cultural na EPT.
Este debate possibilitará reflexões sobre:
                     A valorização da cultura na EPT.
                     O trabalho como princípio educativo.
                     Trabalho e educação em uma sociedade de classes, relações de poder, identidade no mundo do trabalho.
                     Desafios de uma educação emancipatória do trabalhador.
 O debate 7 tem como foco o uso produtivo e criativo das atuais tecnologias, nos processos educacionais. O acesso e a inserção de tecnologias nas instituições educacionais demandam a discussão sobre o conceito de capital tecnológico, que envolve a apropriação das tecnologias para além de seu uso e consumo, remetendo os atores educacionais a autores e produtores de novas linguagens, sistemas de comunicação e tecnologias inovadoras.
Este debate possibilitara reflexões sobre:
                     O impacto do uso das novas tecnologias e redes sociais na formação dos jovens;
                     · O protagonismo juvenil e a autonomia no ato de aprender;
                     · A pesquisa e a iniciação científica como incentivos à inovação;
                     · Postura docente diante da geração dos “nativos digitais”;
                     · O movimento de software livre: apropriação, criação e produção;

 Após a discussão, fizemos um exercício no qual cada um pensou em três palavras e três imagens que tivessem relação com os eixos temáticos e debates do fórum.

Palavras:
Independência, coesão e lar
Imagens:
Molho de chaves, Carla (uma clown aí...) excluída em um canto da sala com um computador no colo e uma árvore no meio do nada, um pôr do sol e alguém embaixo da árvore de preferência a Carla)

Palavras:
Criança, intelectual, humanismo
Imagens:
Sala MUITO tecnológica, cientistas malucos em busca de uma educação perfeita, educação entendida como respeito.

Palavras:
(essa pessoíta não fez palavras)
Imagens:
Colégio de palhaços, “Professor máquina”, Ambiente de trabalho

Palavras:
Ação, discussão, felicidade
Imagens:
Engrenagem, banana, fórum

Palavras:
Pobre, rico, computador.
Imagens:
Um laboratório de computadores

Palavras:
Tecnologia, trabalho, produção.
Imagens:
Palhaço brincando com um computador, parafusos, lixeiras.

Palavras:
Compras, escola, rua.
Imagens:
Calculadora que faz contas erradas, como agir em uma entrevista de emprego, perguntando as horas para um desconhecido (um técnico em eletrotécnica)

Palavras:
Confusão, medo, gente séria
Imagens:

 








Palavras:
Pássaros, Floresta Tropical, Psicopata. (ããããã????)
Imagens:
(sem imagem)


Palavras:
Democracia, currículo, futuro
Imagens:
Debate, utopia, sala de aula.


Carla Ramos, Mayara Breskovit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário