segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Respeitável Público!


                O projeto de pesquisa e extensão Palhaços (des)educados no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, coordenado por Eduardo Silveira (professor, ator, clown, biólogo), foi desenvolvido com o objetivo de que um grupo formado por alunos e pessoas da comunidade, através de estudo, pesquisa e técnica teatral, seja capaz de entender o universo do Clown, podendo assim, reproduzir (com sucesso e fracasso) as técnicas artísticas e de improvisação do palhaço.
                O aprendizado e treino servirá para que se trabalhe com o teatro e especificamente com a formação técnica do palhaço no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (que será realizado em Florianópolis, no ano de 2012). Através da criação de pequenos esquetes de palhaço e da improvisação livre, busca-se brincar com o palhaço como transeunte e potencializador das discussões entre educação, tecnologia, ciência e arte que serão desenvolvidas nas diversas atividades durante o fórum.
                Dentro da área teatral, o palhaço, apesar de sua face brincalhona, é uma das mais difíceis possibilidades de trabalho, porque não é apenas ator. O palhaço não interpreta um papel, ele precisa entregar-se total e constantemente, com seus medos, fragilidades e vulnerabilidade, aproveitando-os para o jogo. É necessário deixar-se capturar pela imprevisibilidade, por todos os acontecimentos momentâneos na hora em que o palhaço age. Ouvir, ser capaz de perceber tudo ao seu redor, atingindo cada pessoa da plateia, de forma individual.
                A exploração e o treinamento do palhaço determinam a possibilidade de outra relação com o mundo, com as pessoas. Este trabalho traz como consequência uma grande capacidade de percepção das situações, para poder brincar e agir com elas de forma crítica, consciente, e acima de tudo poética.

                “ Em um mundo que só apela para a eficácia, a única solução é o Clown.”
Barbara Firla

Nenhum comentário:

Postar um comentário